Carros elétricos podem ter isenção de IPI, conforme proposto pelo PLS 415/12 de autoria do Senador Eduardo Amorim, de Sergipe. O projeto prevê isenção do imposto sobre produtos industrializados para veículos que tenham propulsão exclusivamente com fonte de recarga na rede elétrica. O benefício do projeto exclui os carros híbridos.
A proposta é um incentivo a comercialização de carros elétricos, que de acordo com o senador, contribuem para o meio ambiente e economia. Ele ressalta que o custo por km rodado com carros elétricos é 1/3 inferior ao dos carros flex, por exemplo. A proposta ainda prevê isenção de IPI para carros elétricos importados do Mercosul.
O projeto precisa ser aprovado em votação inicial. Caso passe, ele terá de tramitar pelas comissões parlamentares de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle e pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, sendo esta última em decisão terminativa. Atualmente, os carros elétricos recolhem 25%, o que torna sua comercialização e produção no país inviáveis por causa do alto custo da tecnologia, especialmente das baterias de lítio.
[Fonte: Auto Data]

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são de responsabilidade dos leitores e poderão ser apagados sem prévio aviso. Palavras de baixo calão ou de conteúdo ofensivo serão apagadas sem prévio aviso. O Auto Verde News NÃO SE RESPONSABILIZA pelo conteúdo destas mensagens. Este espaço foi reservado para você, leitor do AVN, poder expor suas opiniões e idéias sobre os temas, cuide bem dele!