quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013
Peugeot 208 HYbrid FE e Peugeot 2008 Hybrid Air serão destaques em Genebra
A Peugeot vai apresentar no Salão de Genebra 2013 dois modelos híbridos com propostas bem definidas. Um é o 208 HYbrid FE e o outro é novo crossover 2008 Hybrid Air. O primeiro se destaca pelo uso do motores 1.0 ou 1.2 VTi (de três cilindros), pacote aerodinâmico, Start&Stop e um pequeno motor elétrico na caixa de transmissão de dupla embreagem. Com isso ele pode emitir 49 g/km de CO2.
Já o Peugeot 2008 Hybrid Air parece ser a solução mais barata para carro híbrido. Dispensando baterias de lítio (caríssimas, por sinal), motor elétrico e todo uma rede de comandos, o SUV apresenta a união entre motor a gasolina e propulsor de ar comprimido.
A tecnologia já foi falada aqui no AVN e consiste em um motor 1.0/1.2 VTi a gasolina trabalhando em uma caixa automática adaptada com bombas pneumáticas. A energia cinética do veículo e o próprio funcionamento do motor, garante o carregamento de dois cilindros como os de GNV, sendo um no túnel central e o outro próximo ao tanque.
Assim, só a energia cinética das desacelerações e frenagens garante recuperação de 70%, o dobro do que em veículos elétricos. Com isso, o Peugeot 2008 Hybrid Air pode fazer 50 km/litro de gasolina e rodar alguns quilômetros apenas com o ar comprimido impulsionando o veículo, garantindo assim emissão zero. A tecnologia está prevista para 2016 no 208 e C3. Esperamos que venha para cá também.



Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são de responsabilidade dos leitores e poderão ser apagados sem prévio aviso. Palavras de baixo calão ou de conteúdo ofensivo serão apagadas sem prévio aviso. O Auto Verde News NÃO SE RESPONSABILIZA pelo conteúdo destas mensagens. Este espaço foi reservado para você, leitor do AVN, poder expor suas opiniões e idéias sobre os temas, cuide bem dele!