quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013
Audi planeja usina de e-gás para carros ecológicos
A Audi está planejando a construção de uma usina de e-gás em Wertle, Alemanha. Ela vai produzir um tipo de gás metano sintético para uso veicular. Este será distribuído pela rede pública de gás ou em caminhões para as redes de postos de combustíveis.
O e-gás é gerado através da combinação de CO2 e hidrogênio, este último obtido por meio de eletrólise da água, cuja energia elétrica para o processo é fornecida por uma central eólica da empresa EWE, próxima à usina da Audi. Através do processo de "metanação" (tradução para o português), os dois componentes químicos originam um gás metano sintético de baixíssima emissão de CO2.
A usina de e-gás da Audi produzirá inicialmente 1.000 toneladas por ano, passando para 2.800 em um segundo estágio. A planta vai fornecer combustível para uma frota de 1.500 unidades do Audi A3 Sportback TCNG, sendo que cada um poderá rodar em torno de 15.000 km/ano, emitindo pouco CO2 por km rodado. A usina vai consumir CO2 equivalente ao de 224.000 árvores por ano.
O Audi A3 Sportback TCNG utiliza plataforma modular MQB - adaptável para GNV - com motor 1.4 TFSI e sistema de gás com cilindros instalados sob o porta-malas. Ele consegue rodar 400 km apenas com gás, mas de forma combinada, a autonomia atinge 1.200 km. O modelo emite apenas 27 g/km de CO2.



Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são de responsabilidade dos leitores e poderão ser apagados sem prévio aviso. Palavras de baixo calão ou de conteúdo ofensivo serão apagadas sem prévio aviso. O Auto Verde News NÃO SE RESPONSABILIZA pelo conteúdo destas mensagens. Este espaço foi reservado para você, leitor do AVN, poder expor suas opiniões e idéias sobre os temas, cuide bem dele!