sexta-feira, 14 de junho de 2013

Start&Stop reduz consumo em até 6% e deverá ser feito no Brasil em 2014


O sistema Start&Stop já está sendo bastante utilizado na Europa, onde ajuda a maioria dos carros a conter o alto consumo de combustível, especialmente gasolina. No caso de carros diesel, a economia - que já é naturalmente alta - fica ainda melhor.

O desligamento automático do motor (conhecido por Start&Stop, ISG, entre outros), quando o veículo pára em um semáforo, por exemplo, proporciona até 6% de redução no consumo de combustível. O equipamento pode ser usado tanto em carros com câmbio manual quanto automático, mesmo sendo flex, gasolina, diesel ou híbrido.

No Brasil, somente carros importados possuem Start&Stop, sendo que o mais barato deles é o Smart Fortwo mhd 1.0, que custa a partir de R$ 52.000. No entanto, o único veículo feito no país com essa tecnologia é uma moto, a scooter PCX 150 da Honda, que sai por R$ 7.990.

A Bosch deverá iniciar a produção do Start&Stop no Brasil em 2014, atendendo assim ao mercado nacional. Ainda não sabemos qual será o primeiro carro nacional (ou do Mercosul) que terá o dispositivo. De qualquer forma, quem sair na frente logo terá a companhia dos rivais, afinal, as metas do Inovar Auto contemplam redução de 12% no consumo até 2017. Então, o desligamento automático do motor é um bom ponto de "partida".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade dos leitores e poderão ser apagados sem prévio aviso. Palavras de baixo calão ou de conteúdo ofensivo serão apagadas sem prévio aviso. O Auto Verde News NÃO SE RESPONSABILIZA pelo conteúdo destas mensagens. Este espaço foi reservado para você, leitor do AVN, poder expor suas opiniões e idéias sobre os temas, cuide bem dele!