segunda-feira, 3 de maio de 2010

Híbrido etanol-elétrico é o objetivo do programa nacional de veículos verdes




O governo federal criou um grupo de estudos para avaliar o desenvolvimento de um programa nacional de incentivos aos carros ecológicos, os chamados carros “verdes”.

O objetivo inicial não é a liberação de carros elétricos e sim o desenvolvimento de carros híbridos no mercado nacional.



A meta do governo é incentivar a indústria nacional para que desenvolva carros híbridos à etanol e eletricidade.

O governo quer incentivar o mercado através de incentivos fiscais, programas específicos a nível nacional e promoção de carros ecológicos no mercado nacional.

Segundo o governo, pelo menos dois projetos já estariam em pauta para serem executados no país.



Um é o da Renault-Nissan, cujo acordo recente com a prefeitura de São Paulo poderia ser estendido ao resto do país. O Renault Fluence Z.E. foi lançado no mesmo período em que a montadora firmou acordo com a capital paulista.

Esta opção da Renault é bastante viável, mas se trata de um carro 100% elétrico. O Fluence será lançado em breve no Brasil em sua versão a gasolina e será produzido na Argentina. Isso poderia reduzir muito os custos da versão elétrica.

O outro projeto é da Hyundai, cuja fábrica de Piracicaba – SP ficará pronta em 2012 para a produção de um modelo baseado no conceito híbrido ix-Metro, que é um crossover compacto a gasolina-elétrica, podendo logicamente ser convertido para etanol.

Todos nós já conhecemos as vantagens do carro elétrico/híbrido, ainda mais em um país onde 87% da energia elétrica é fornecida através de fontes renováveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade dos leitores e poderão ser apagados sem prévio aviso. Palavras de baixo calão ou de conteúdo ofensivo serão apagadas sem prévio aviso. O Auto Verde News NÃO SE RESPONSABILIZA pelo conteúdo destas mensagens. Este espaço foi reservado para você, leitor do AVN, poder expor suas opiniões e idéias sobre os temas, cuide bem dele!