sábado, 17 de abril de 2010

Renault Fluence Z.E.: Uma opção mais interessante para São Paulo?




Depois de fechar um acordo com a prefeitura de São Paulo para introdução futura do carro elétrico na cidade, a Renault apresenta na Europa o Fluence Z.E., seu primeiro carro elétrico de produção em série.

Ao lado do também novo furgão Kangoo Z.E., o Fluence recebe destaque principal, pois deverá chegar primeiro e será produzido pela OYAK-Renault em Bursa, na Turquia. 



Igual ao Fluence normal, o Z.E. tem 13 cm a mais no comprimento para abrigar as baterias de lítio atrás dos bancos traseiros, chegando agora a 4,75 metros.

Essas baterias consomem oferecem autonomia de 160 km e precisam de 6 a 8 horas para ser totalmente carregadas. Em breve a Renault vai disponibilizar o sistema de carga rápida e o Quickdrop, um sistema de troca automática de bateria que faz o serviço em 3 minutos.


Seu motor elétrico tem 95 cv e consome 22 kw/h de energia, podendo levar o Fluence Z.E. até os 135 km/h. No Kangoo Z.E. sua velocidade é de 130 km/h.

O Fluence Z.E. já traz itens como airbags, ABS, ESP, itens de conforto e a vantagem de não emitir nenhuma partícula de CO2 ou ruído normal. 



Para São Paulo, o Fluence Z.E. parece ser a escolha mais viável que o Nissan Leaf. Por quê? Primeiro porque será produzido na Turquia com baixo custo e segundo por que o Fluence normal será feito no Mercosul.

Assim, o Fluence Z.E. teria um custo menor de reparação e operação, já que o modelo do qual deriva é feito localmente. Se o governo oferecer vantagens fiscais para os carros elétricos, não seria difícil pensar na produção do modelo por aqui. 



Kangoo Z.E.


O Kangoo Z.E. é outra opção que a Renault poderia trazer a cidade de São Paulo, pois pode ser utilizado pela CET e também poderia ser oferecido às empresas que fazem entregas no centro expandido da capital paulista.

Com a mesma autonomia do Fluence Z.E., o furgão elétrico poderia um motor elétrico menos potente, o que contribui para um menor consumo de energia elétrica. Como o Kangoo feito aqui já está no fim da vida, essa nova geração já poderia chegar aqui com essa opção elétrica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade dos leitores e poderão ser apagados sem prévio aviso. Palavras de baixo calão ou de conteúdo ofensivo serão apagadas sem prévio aviso. O Auto Verde News NÃO SE RESPONSABILIZA pelo conteúdo destas mensagens. Este espaço foi reservado para você, leitor do AVN, poder expor suas opiniões e idéias sobre os temas, cuide bem dele!