terça-feira, 17 de novembro de 2009

KERS Cargo promete recuperação de energia para veículos





O inventor brasileiro José Vanderlei Taques, criou um sistema de regeneração de energia a partir de um tipo de amortecedor para aproveitar a energia desperdiçada no movimento da suspensão do veículo.

Batizado de MCS – Multiply and Charge Suspension, o dispositivo consiste em um amortecedor que transforma o movimento da suspensão em giro e assim converte-o em energia elétrica.




Além de gerar energia, o MCS ainda utiliza a mesma para reduzir os impactos na suspensão, suavizando o movimento e garantindo maior conforto e segurança.

Segundo cálculos, para cada 10 litros de combustível gasto, apenas 3 litros são aproveitados na propulsão e 7 são utilizados nos sistemas eletro-eletrônicos do veículo, sendo a maior parte desperdiçados.




Assim, o MCS vem para aproveitar uma energia que existia e que nunca é utilizada pelos veículos. O MCS converte até 80% do peso do veículo em energia elétrica, através do amortecedor eletromagnético.

O dispositivo é fixado na parte inferior do chassi, que no caso atual é de uma Dodge RAM do inventor, que a 60 km/h já começa a converter peso, potência e energia.













Para termos um exemplo pratico das vantagens do MCS, um caminhão ou ônibus pesando 17 toneladas, pode converter 80% do seu peso (13.600 kg), o que resultaria em 133 KW de energia elétrica produzida.

Isso equivale a 180 cv, a potencia de um caminhão médio ou de um ônibus urbano. Esta energia elétrica poderia ser armazenada em baterias de lítio ou níquel e empregada também para a locomoção do veículo através de um motor elétrico auxiliar.

Outro exemplo de aproveitamento de energia elétrica é se cada um dos 1,4 milhão de caminhões que rodam pelo país utiliza-se o MCS, poderiam gerar uma potencia elétrica igual ao de 10 hidrelétricas de Itaipu!

Pelo que vemos, o MCS poderia ser empregado tanto em caminhões, como ônibus, picapes e outros utilitários. O que, sem duvidas, reduziria enormemente o consumo de combustível e as emissões de CO2 na atmosfera.

Fonte: Sustent MCS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade dos leitores e poderão ser apagados sem prévio aviso. Palavras de baixo calão ou de conteúdo ofensivo serão apagadas sem prévio aviso. O Auto Verde News NÃO SE RESPONSABILIZA pelo conteúdo destas mensagens. Este espaço foi reservado para você, leitor do AVN, poder expor suas opiniões e idéias sobre os temas, cuide bem dele!