quinta-feira, 20 de maio de 2010

Carro elétrico terá incentivos fiscais para se tornar viável no Brasil




O governo federal deve anunciar na próxima semana um programa de incentivos para a introdução do carro elétrico no mercado nacional.

A proposta do governo inclui quatro áreas de atuação, como redução da alíquota de IPI para carros elétricos de forma gradual para não aumentar a importação de veículos. 

Outra medida é a criação de uma empresa de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia na área em formato semelhante ao da Embrapa.

Além disso, o governo propõe ampliar e renovar a frota pública com a aquisição de veículos elétricos para criar demanda de mercado.

Por fim, a tecnologia dos carros elétricos fará parte do sistema energético do país, visando uma melhor integração ao sistema elétrico nacional. 



Com isso o governo cria uma estrutura mais sólida para a produção, comercialização e manutenção dos veículos elétricos.

Além disso, o governo vai introduzir um novo sistema de etiquetagem para tributação de automóveis. Assim, os modelos com maior eficiência energética serão beneficiados com impostos menores.

Segundo o governo, os carros elétricos representariam apenas 0,2% da demanda de energia elétrica no país caso sua participação na frota nacional fosse de 10%.

Mesmo assim o governo reconhece que será necessária a instalação de postos de recarga rápida acima de 220V para dar suporte ao sistema veicular sem emissão de poluentes.

Um comentário:

  1. Sugiro que seja trocada essa foto de estúdio do Nissan LEAF feita no exterior por alguma que já tenha sido feita em território brasileiro.

    http://cripplerooster.blogspot.com.br/2011/08/ensaio-fotografico-nissan-leaf.html

    http://1.bp.blogspot.com/-sEL3nJvW0Rc/T2VgBATBmpI/AAAAAAAABBY/V8YdAqspy0I/s1600/Foto0008.jpg
    http://2.bp.blogspot.com/-aMRfwxSCV9o/T2VeMy97Z9I/AAAAAAAABBQ/Lk_ykyv1sC4/s1600/Foto0014.jpg
    http://3.bp.blogspot.com/-wr9ivIf42GY/T6ttdU7VsjI/AAAAAAAABMA/DaAIpBKfNpg/s1600/Imagem0727.jpg

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade dos leitores e poderão ser apagados sem prévio aviso. Palavras de baixo calão ou de conteúdo ofensivo serão apagadas sem prévio aviso. O Auto Verde News NÃO SE RESPONSABILIZA pelo conteúdo destas mensagens. Este espaço foi reservado para você, leitor do AVN, poder expor suas opiniões e idéias sobre os temas, cuide bem dele!